Primeira Página

Projeto pedagógico

A CULTURALIA adopta métodos pedagógicos baseados na participação activa e de aprendizagem pela imersão e pela experiência, pela vivência de outras realidades e pelo contacto com pessoas de outras nacionalidades, línguas e costumes.

Os campos de férias internacionais CULTURALIA decorrem na região de Lisboa e estão abertos a jovens de todas as nacionalidades. Promovem o desenvolvimento de competências interculturais e a prática de línguas estrangeiras – principalmente o inglês, mas outras línguas podem ser usadas. Estes programas incluem um programa de animação e diferentes tipos de actividades para a descoberta da cidade de Lisboa. Os programas CULTURALIA são organizados e supervisionados por uma equipa competente e dedicada de professores e monitores experientes, que garantem a qualidade e a segurança de todas as actividades.


IMERSÃO CULTURAL TOTAL

A CULTURALIA garante programas de imersão cultural total! Embora o inglês seja a língua de comunicação prioritária, os estudantes adoptam o modo de vida do povo de Lisboa durante o programa. Os participantes dos programas CULTURALIA encontram outros jovens portugueses da sua idade e são acompanhados por instrutores portugueses que conhecem a muito bem a cidade. Os objectivos do programa são garantir que os jovens conheçam a verdadeira cidade de Lisboa, com as suas histórias e tradições, longe das "armadilhas para turistas".


APRENDIZAGEM INTERCULTURAL

Os jovens participam de um programa de intercultural, com base no desenvolvimento de actividades dinâmicas e criativas que promovem a interação entre os membros do grupo, a descoberta de culturas diferentes e a prática de línguas estrangeiras. Este programa é projetado para facilitar a integração no grupo e o intercâmbio entre as diferentes nacionalidades e, ao mesmo tempo, permite a descoberta de Lisboa de uma maneira divertida e educativa. Exemplos de actividades: noites temáticas, talentos artísticos, músicas, jogos, dramatizações, contos, itinerários e rotas temáticas, peddy-papers e rallys-fotográficos, caça ao tesouro, workshops...


ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

A CULTURALIA adopta métodos pedagógicos baseados na participação activa e de aprendizagem pela imersão e pela experiência, pela vivência de outras realidades e pelo contacto com pessoas de outras nacionalidades, línguas e costumes. As estratégias educativas e pedagógicas listadas abaixo, terão como objectivo facilitar esse processo:
 

INTERCULTURALIDADE

Visto que os campos de férias internacionais contarão com participantes de diversas nacionalidades, estabelecer-se-á em consequência um intercâmbio entre as diversas culturas presentes, suscitando a curiosidade e a troca de experiências. Cada participante será encorajado a partilhar a sua realidade com o resto do grupo através de diversas actividades que serão organizadas com esse objectivo. Cada um deverá ser o(a) embaixador(a) do seu país/região.
 

APRENDIZAGEM CRIATIVA

Todas as actividades desenvolvidas nos diversos campos de férias temáticos serão ponderadas em termos de benefícios em termos de aprendizagem. Serão privilegiadas técnicas de aprendizagem criativa, isto é, a utilização de técnicas e jogos que favoreçam a aprendizagem pela descoberta e a expressão da originalidade de cada um.
 

DESENVOLVIMENTO DO SENTIDO ESTÉTICO E ARTÍSTICO

Os jovens são encorajados a compreender e a valorizar alguns exemplos do rico património arquitectónico e artístico português, enriquecendo assim os seus conhecimentos, estabelecendo relações de comparação com o património que já conhecem do seu país de origem. Será

DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO

A língua de comunicação privilegiada nos campos de férias internacionais será o inglês, mas outras línguas poderão ser utilizadas, em função das nacionalidades dos participantes e das suas competências linguísticas. Os campos de férias internacionais permitem a prática de línguas estrangeiras num contexto real e informal, permitindo o normal desenvolvimento da capacidade linguística dos jovens.
 

ESPÍRITO DE EQUIPA E DE COOPERAÇÃO

Os participantes são incentivados a desenvolver um espírito de grupo, de pertença a uma mesma equipa, apesar das diferenças culturais existentes. Com esse objectivo, são constituídas equipas multiculturais que desempenham determinadas missões, o que resulta na presentação de um trabalho final, que pode assumir diversas formas. Outras actividades poderão ser desenvolvidas com este mesmo fim. feito um esforço de enquadramento do património visitado e das obras de arte apreciadas no seu contexto histórico, de modo a fornecer aos participantes alguns conhecimentos básicos sobre o passado histórico português.
 

DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIENCIA ECOLOGICA

Os jovens são incentivados a admirar e a valorizar as nossas belezas naturais e a preservar o património natural do nosso planeta, que é de todos, adoptando comportamentos responsáveis na sua relação com o meio ambiente. Ao mesmo tempo, pretende-se estimular hábitos de preservação da saúde, da prática desportiva e do contacto com a natureza, explicando os seus benefícios.
 

SENTIMENTO DE CIDADANIA UNIVERSAL

Serão criadas as condições favoráveis para que os participantes se sintam “cidadãos do mundo”, reconhecendo o outro como igual e merecedor de respeito apesar das diferenças.

SEGURANÇA

Em todos os momentos, a segurança e o bem-estar dos participantes será o ponto principal. Serão desenvolvidas estratégias de cooperação com as autoridades locais, com as forças de segurança e com os pais. Ao mesmo tempo, será estimulado um ambiente de confiança entre os participantes e entre estes e os monitores.

A NOSSA MISSÃO

- A promoção da cultura portuguesa, em geral e da cidade de Lisboa, em particular, como um destino de grande diversidade cultural e natural;

- Providenciar um espaço de intercâmbio intercultural para jovens de diferentes nacionalidades, um espaço multicultural, projetado para o diálogo e a troca, onde a descoberta de si mesmo e do outro se torne possível.

Os programas CULTURALIA são desenvolvidos por uma equipa dedicada e competente, que tem uma vasta experiência no campo da comunicação intercultural e que conhece muito bem a cidade de Lisboa. CULTURALIA tem por objectivo a divulgação de todos os atractivos desta cidade, para além de estereótipos e "clichés". Os nossos programas pretendem oferecer aos visitantes uma experiência de imersão cultural, combinando a aprendizagem, descoberta e entretenimento, permitindo uma imersão na verdadeira cidade de Lisboa, evitando custos desnecessários e as "armadilhas para turistas".
 

OS NOSSOS OBJETIVOS

- Promover o intercâmbio cultural e linguístico entre os jovens;
- Desenvolver uma atitude de tolerância e compreensão em relação à diversidade cultural;
- Desenvolver a competência intercultural e a capacidade de participar na sociedade de forma cívica e responsável, respeitando a diversidade dos indivíduos e dos grupos;
- Desenvolver as competências sociais e interpessoais dos participantes;
- Contribuir para a construção da própria identidade pessoal e social;
- Contribuir para o desenvolvimento de um sentido de apreciação estética do mundo;
- Favorecer a construção de uma consciência ecológica e de valorização do património natural e cultural.

OS NOSSOS PONTOS FORTES

Uma equipa qualificada e experiente
A CULTURALIA é composta por uma equipa de profissionais altamente qualificados, provenientes das áreas da educação, tursimo e desporto ; falam fluentemente inglês e outras línguas estrangeiras, possuem um nível cultural elevado. Todos os monitores CULTURALIA possuem formação em primeiros socorros e boas competências interculturais.

Mobilidade
Nos programas CULTURALIA, os jovens descobrem a cidade de Lisboa em total mobilidade, sempre acompanhados pelos nossos monitores. Cada dia descobrem locais diferentes ao mesmo tempo que desenvolvem diversos tipos de actividades. A CULTURALIA propõe excursões a outras magníficas cidades portuguesas, que poderão ser realizadas mediante acordo prévio.

Línguas estrangeiras
Os nossos programas permitem a prática de línguas estrangeiras em contexto real e informal de comunicação intercultural. A principal língua utilizada é o inglês, mas outras línguas podem ser usadas em função das circunstâncias e das nacionalidades dos participantes.

Aprendizagem criativa
Os jovens não são apenas observadores, mas participantes activos. Os nossos programas incluem diferentes tipos de actividades que estimulam a criatividade dos jovens e a auto-expressão.

Segurança
A CULTURALIA garante a todos os participantes um acompanhamento personalizado assim como a qualidade e a segurança de todas as actividades.

A NOSSA EQUIPA

A equipa CULTURALIA é composta por um grupo de profissionais experientes e altamente qualificados. Todos os nossos monitores possuem formação superior em área culturais, turísticas ou desportivas, falam fluentemente inglês e têm competências interculturais acima da média.

DIRETORA TÉCNICA

Prof. Carla Sofia Almeida


Desde muito cedo que sentiu uma grande motivação para a aprendizagem de línguas estrangeiras e para a descoberta de outras culturas. Formou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com especialização em Formação Educacional. Durante a sua formação, participou em diversos programas de intercâmbio para jovens. Seguiu-se um período de vários anos em França, onde trabalhou como formadora e gestora de projectos europeus. Durante este tempo realizou algumas viagens pelas Europa e trabalhou como animadora de férias linguísticas na Inglaterra, Espanha e Irlanda. Regressou finalmente a Portugal e criou a CULTURALIA. É apaixonada por Portugal e pela cultura portuguesa. As suas principais áreas de interesse são os estudos interculturais, o Turismo cultural e a aprendizagem criativa.


MONITORES

Os animadores de campos de férias da CULTURALIA são seleccionados de acordo com um perfil pré-definido:
- Formação superior nas áreas de Línguas, História ou História de Arte, Turismo ou Desporto;
- Formação específica e experiência como animadores de campos de férias;
- Formação em primeiros socorros;
- Competência intercultural acima da média e gosto em comunicar com pessoas de diferentes nacionalidades;
- Falar fluentemente inglês (outras línguas estrangeiras serão apreciadas);
- Qualidades pessoais relacionadas com o rigor, organização, facilidade de comunicação e criação de empatia;
- De preferência, com experiência na área do ensino.

Os monitores CULTURALIA são pessoas de valores e ideais, que gostam de trabalhar com jovens de diferentes nacionalidades, conhecem muito bem a cidade de Lisboa e têm gosto em partilhar os seus conhecimentos. Os monitores CULTURALIA são especializados em áreas culturais, turísticas ou desportivas e são guiados pelos princípios de rigor, qualidade e segurança. Os monitores CULTURALIA realizam uma assistência personalizada e atenta a todos os participantes dos nossos programas, fazem cumprir o regulamento interno e têm como principais objectivos a segurança e o bem-estar dos jovens.

A CARREGAR DESTAQUES...